O Governo de Sergipe tem reforçado, na Vila do Natal Iluminado 2025, o compromisso com a valorização da cultura popular ao resgatar e dar protagonismo a uma das mais tradicionais manifestações do ciclo natalino: o reisado. A iniciativa tem encantado o público desde o início da programação, ao levar para o centro do evento grupos da capital e do interior que mantêm viva uma expressão profundamente ligada à identidade cultural sergipana.
Logo no primeiro fim de semana, a Vila reuniu grande público para prestigiar apresentações marcantes de importantes grupos culturais, como o Reisado Baile Estrela, de Moita Bonita; a Cheirosa do Quilombo, de Laranjeiras/Mussuca; o Reisado da Paz, de São Cristóvão; o Reisado São José, de Japaratuba; e o Reisado Estrelinha do Nordeste, de Aracaju. Música, dança, figurinos e simbologias tradicionais transformaram o espaço em um verdadeiro palco da cultura popular.
A programação segue fortalecendo esse resgate cultural no terceiro fim de semana do evento. No sábado, dia 20, se apresenta o Reisado As Filhas de Maria, de Itaporanga d’Ajuda; no domingo, dia 21, retorna o Reisado São José, de Japaratuba; e no dia 23, o público poderá rever o Reisado Baile Estrela, de Moita Bonita. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem às 19h30, na Rua Coberta da vila, próximo ao Palco 360.
O reisado, que dramatiza a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, é uma das manifestações mais simbólicas do Natal nordestino. Ao inseri-lo de forma contínua na programação da Vila, o Governo de Sergipe contribui para a preservação de tradições transmitidas por gerações, além de garantir visibilidade e reconhecimento aos grupos culturais espalhados por todo o estado.
A Vila do Natal Iluminado 2025 é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com a Fecomércio/SE, com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese. Com 23 dias de programação, o espaço alia cultura, lazer e geração de renda, reunindo atrações como roda-gigante, pista de patinação, a maior do Nordeste no período; montanha-russa, Casa do Papai Noel, feira de artesanato, parada natalina, música ao vivo diária e uma imponente árvore iluminada de 20 metros, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário cultural do estado.
