Centro de Especialidades Médicas em Itabaiana garante consultas e exames rápidos para a população da região
O Governo de Sergipe tem levado saúde de qualidade para mais perto das pessoas. Em Itabaiana, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. José Luciano de Siqueira completou três meses de funcionamento e já soma uma média de 1.600 atendimentos por mês. A unidade oferece 12 especialidades médicas e tem feito a diferença para moradores da cidade e de todo o agreste.
Com investimento de R$ 900 mil, o espaço conta com consultórios, sala de pequenos procedimentos, ambiente climatizado e área para marcação de consultas e exames. O CEM é um braço do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno, ajudando a descentralizar os serviços e desafogar a demanda da unidade hospitalar.
Oftalmologia e cardiologia estão entre os atendimentos mais procurados. Pacientes que antes precisavam se deslocar até Aracaju agora encontram resposta rápida em Itabaiana. Além de economizar tempo e dinheiro, a população tem acesso a profissionais de diversas áreas, como ortopedia, ginecologia, angiologia, endocrinologia e otorrinolaringologia.
A dona de casa Maria Edilma dos Santos, moradora do bairro Miguel, contou que encontrou atendimento ágil quando começou a sentir dores nos pés. “O médico já iniciou o tratamento. Se não tivesse aqui, teria que ir para Aracaju, e isso seria um gasto que não posso arcar. O centro chegou na hora certa”.
A manicure Maria Tainara concorda sobre a facilidade para a população com a chegada do Centro de Especialidades. Ela aguardava o exame de ultrassom, enquanto atestava a qualidade da unidade. “É um exame de rotina, que a minha médica pediu. Todas as vezes que precisei, agendei consulta e exame com muita facilidade aqui. É tudo muito rápido”, registrou.
Referência em bucomaxilo
Além do Centro de Especialidades Médicas, a população do agreste também conta com atendimento especializado em cirurgia bucomaxilofacial no Hospital Regional de Itabaiana. Desde 2009, a unidade se consolidou como referência estadual no serviço, realizando em média 4.572 atendimentos por ano. A equipe atua 24 horas por dia em casos de traumas faciais, fraturas, tumores, cistos e dores orofaciais, além de procedimentos odontológicos sob anestesia geral em pacientes com deficiência, garantindo cuidado especializado e humanizado.
O jovem Jenisson Felix, de 25 anos, passou por cirurgia após fraturar ossos da face em um acidente de moto. Yasmim Santos, esposa de Jenisson, relatou que o atendimento foi muito bom. “Ele foi atendido na emergência, ficou internado e em menos de sete dias já estava operado. Todos os profissionais foram muito atenciosos”, avaliou.