sábado, agosto 30, 2025
HomeNotíciaForças de segurança estaduais apreendem mais de 1,8 mil armas de fogo...

Forças de segurança estaduais apreendem mais de 1,8 mil armas de fogo em Sergipe

Como resultado das ações e operações preventivas e repressivas de enfrentamento à criminalidade nos 75 municípios sergipanos, as forças de segurança pública estaduais apreenderam 1.828 armas de fogo ilegais entre os anos de 2023 e 2024. O dado integra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com o levantamento, foram apreendidas 1.026 armas em 2023 e 802 em 2024, até o momento da consolidação dos dados. Os armamentos foram retirados das ruas durante operações policiais voltadas à repressão de crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos em todo o território sergipano.

Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, a retirada desses armamentos das mãos dos criminosos é crucial para a redução da criminalidade. “Quanto menos armas ilegais nas mãos de criminosos, menor o risco de ocorrência de homicídios e outros crimes violentos. Esse trabalho vem refletindo diretamente nos índices apresentados pela SSP e ratificados pelo FBSP”, evidenciou.

Como a apreensão das armas que serviam aos criminosos representa também redução nos casos de homicídios, João Eloy relembrou que Sergipe já atingiu a meta nacional prevista apenas para 2030. “A meta do Governo Federal é reduzir a taxa de homicídios para 16 por 100 mil habitantes até 2030. Com as nossas operações, que apreendem armas, já atingimos a taxa de 15,1 já nos dados de 2024”, destacou o secretário.

João Eloy ressalto ainda que os números apresentados pelo FBSP para Sergipe demonstram a efetividade da atuação policial no estado. “Esses números são fruto do trabalho conjunto entre Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio da inteligência policial. As ações de prevenção e repressão são continuamente aprimoradas para garantir mais segurança à população sergipana”, finalizou.

Créditos: Lagartense.com.br

Most Popular