sábado, maio 24, 2025
HomeNotíciaPrograma de alfabetização do Governo de Sergipe promove inclusão educacional e mudança...

Programa de alfabetização do Governo de Sergipe promove inclusão educacional e mudança de perspectiva

São 4.100 estudantes em processo de alfabetização; iniciativa garante mais dignidade, cidadania e independência à população

O desenvolvimento educacional do estado é prioridade para o Governo de Sergipe. Por isso, a gestão estadual tem adotado uma série de medidas para aprimorar, de forma contínua, a realidade da educação dos sergipanos. Ação que reflete isso na prática é o programa ‘Alfabetiza Sergipe’, destinado ao letramento de jovens e adultos com 15 anos ou mais que ainda não foram alfabetizados.

A aprovação da iniciativa é ampla entre os participantes, que destacam os efeitos positivos do programa e a mudança de perspectiva de vida. O borracheiro Gilberto Barbosa, 60 anos, é uma das pessoas que buscam um recomeço na vida por meio do ‘Alfabetiza Sergipe’, instituído pela Lei Estadual 9.622/2025. Em razão de ter começado a trabalhar muito cedo no campo, ele não teve a chance de concluir os estudos. Segundo Gilberto, com o programa, ele busca recuperar sua independência em atividades simples do dia a dia que envolvem a leitura.

“Antes, eu não sabia mexer em caixa eletrônico, também não sabia ver o nome nas placas da rodoviária quando ia viajar; esse negócio de Pix que eu não sabia como fazer, ainda peço ajuda aos meus filhos, mas, agora, já entendo melhor. Hoje, já faço tudo isso, anoto algumas coisas, já sei fazer conta. E, além de tudo, abriu a minha mente porque ela estava fechada desde que perdi minha esposa, que era o meu braço direito. Agora, estou me libertando”, conta.

Gilberto Barbosa faz parte do grupo de 4.100 estudantes do programa que estão em processo de alfabetização. Os alunos compõem 275 turmas ativas, distribuídas em 92 escolas e espaços sociais que acolhem os participantes em suas próprias comunidades. As atividades são conduzidas por 244 alfabetizadores, selecionados e capacitados a partir de critérios técnicos e pedagógicos.

O ‘Alfabetiza Sergipe’ visa garantir mais dignidade, cidadania e independência à população do estado. Quem vivencia isso no cotidiano é a dona de casa Josielze Garcia Santos, 51 anos, que precisou abandonar a vida escolar após a 4ª série do Ensino Fundamental. Estudante da iniciativa do Governo do Estado, ela vê no programa uma ponte para ter acesso a oportunidades profissionais. “Quando eu soube desse programa, me alegrei muito. Agora, já sei juntar mais palavras, me atrapalho menos com as letras, estou melhorando com isso. Perdi muitas oportunidades porque não tinha escolaridade completa, mas creio que, apesar de eu já ter 51 anos, vou conseguir um emprego, ainda”, expressa.

Já a auxiliar de serviços gerais Edineuza da Cruz, 54 anos, espera, com o ‘Alfabetiza Sergipe’, realizar o sonho de se formar em gastronomia. Assim como outros participantes do programa, ela teve de largar os estudos muito cedo para trabalhar e ajudar a família financeiramente. Edineuza acredita que o aprendizado obtido em pouco mais de um mês de aulas já a colocou mais perto do seu objetivo final. “Eu não sabia escrever direito, sempre ‘comia’ letras, e, nesse pouco tempo, já estou sabendo escrever. Para mim, está sendo ótimo. Estou muito feliz. A partir disso, pretendo ter minha profissão porque gosto muito de cozinhar e quero fazer uma faculdade para chegar ao meu objetivo de trabalhar com cozinha”, enfatiza.

Most Popular