HomeNotíciaGoverno de Sergipe fortalece desenvolvimento rural com entrega de 276 títulos de...

Governo de Sergipe fortalece desenvolvimento rural com entrega de 276 títulos de terra em Cristinápolis

Programa Minha Terra garante segurança jurídica, acesso a crédito e mais dignidade para agricultores familiares

Por meio do Programa Minha Terra, o Governo de Sergipe segue ampliando a política estadual de regularização fundiária rural, garantindo segurança jurídica e mais oportunidades para quem vive e produz no campo. No dia 10 de outubro, agricultoras e agricultores familiares do município de Cristinápolis receberam 276 títulos definitivos de propriedade, documentos que simbolizam o direito à terra, à cidadania e a um futuro mais produtivo.

Desde 2023, já foram realizadas 5.155 supervisões ocupacionais e emitidos 4.325 títulos de terra. A entrega vem ocorrendo gradativamente em todo o estado, dentro do calendário estabelecido pelo programa. Além de garantir a posse legal da terra, o programa permite o acesso dos produtores rurais a serviços financeiros, crédito agrícola, assistência técnica e extensão rural (ATER), além de benefícios como seguro safra, aposentadoria e licença-maternidade.

Entre os beneficiários da entrega em Cristinápolis está José Augusto da Silva, 45 anos, morador do povoado Fundão, que vive com a esposa e três filhos. Para ele, o título representa tranquilidade e novas possibilidades de investimento. “Hoje, esse documento faz muita diferença. Com ele, posso ir direto ao banco, falar com o gerente, conseguir crédito e investir no meu terreno”, contou o agricultor.

Para Josefa Barbosa dos Santos, de 61 anos, moradora do município de Tomar de Geru e proprietária de um terreno em Cristinápolis, o sentimento é de gratidão e segurança. “É muito bom saber que a terra é mesmo da gente. Se fosse pra tirar do bolso, seria muito caro. Receber esse documento do governo traz tranquilidade. Agora posso investir no meu terreno e deixar para meus filhos”, relatou.

Modernização da gestão fundiária

Os beneficiários do programa são agricultores e agricultores familiares posseiros, que vivem em áreas devolutas do Estado e colônias agrícolas pertencentes ao patrimônio público estadual. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Programa Minha Terra tem como meta emitir 10 mil títulos definitivos até o fim do quadriênio, com investimentos de R$ 25 milhões.

Além da entrega dos títulos, o Programa Minha Terra vem modernizando a gestão fundiária do estado com a criação do Sistema de Emissão de Títulos (SAF) e a digitalização do acervo de 50 anos de regularização fundiária. Essas medidas garantem mais agilidade e transparência no processo de emissão dos documentos.

Com o avanço do programa, o Governo de Sergipe reafirma o compromisso com a democratização do acesso à terra e o fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando diretamente mais de 50 mil pessoas na zona rural até o fim do ciclo.