A política educacional do Governo de Sergipe segue avançando, com investimentos que vêm transformando a realidade das escolas em todo o estado. Entre 2023 e 2025, já foram entregues 72 obras na área da Educação, sendo 29 escolas completamente reformadas e modernizadas e 43 quadras ou espaços poliesportivos, com um investimento total que ultrapassa R$ 159 milhões.
Além das obras de infraestrutura, outro marco é o avanço no processo de climatização das escolas. Até agora, 203 das 318 unidades da rede estadual já contam com salas climatizadas, somando mais de 3.500 aparelhos de ar-condicionado instalados. O investimento nesse processo ultrapassa R$ 139 milhões, com a meta de universalizar a climatização até o final de 2026.
Um exemplo recente desse compromisso é a entrega da quadra poliesportiva e da reforma do Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio, no povoado Mocambo, em Porto da Folha, no alto sertão sergipano. A obra, que também incluiu a manutenção do sistema de climatização da escola, representa a 72ª intervenção entregue pela atual gestão na área da Educação.
A nova quadra foi construída com piso de alta resistência, arquibancadas, iluminação em LED e estrutura adaptada para práticas esportivas como futsal, vôlei e basquete. A escola também recebeu melhorias na segurança, com a construção de um muro, e na infraestrutura interna, com a recuperação de quase dez aparelhos de ar-condicionado.
Educação fortalecida
Para os estudantes, as mudanças são motivo de orgulho e entusiasmo. “Mudou bastante. Nós não tínhamos quadra. Nos Jogos da Primavera, a gente precisava ir para um campo de terra. Agora, posso jogar futsal, correr com as meninas e fazer várias coisas aqui mesmo na escola”, relata a aluna Ketily Sauany.
O estudante Marcos Kaiuan também percebe o impacto das melhorias no dia a dia. “Antes, a gente se deslocava para treinar no campo ou em outra quadra fora daqui, e nem sempre dava tempo. Agora, posso treinar aqui mesmo e até sonhar em chegar à final dos campeonatos”, comemora.
As entregas realizadas pelo Governo do Estado reforçam um projeto educacional que alia infraestrutura moderna, ambientes climatizados e espaços adequados para práticas pedagógicas, esportivas e culturais. Uma transformação que não apenas qualifica o ambiente escolar, mas também impacta diretamente no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes sergipanos.