sábado, abril 12, 2025
HomeNotíciaMPT ajuíza ações contra queijarias de Porto da Folha por risco de...

MPT ajuíza ações contra queijarias de Porto da Folha por risco de explosão em caldeiras

Caldeiras em funcionamento irregular e com risco iminente de explosão levaram o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) a ajuizar Ações Civis Públicas contra três empresários do município de Porto da Folha, no sertão sergipano. As irregularidades foram constatadas durante a 8ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), em queijarias localizadas nos povoados Vaca Serrada e Lagoa do Rancho.

A equipe de Produtos de Origem Animal (POA), junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE), vistoriou os estabelecimentos e apontou, em laudo técnico, falhas graves na estrutura e operação das caldeiras. Os equipamentos, usados para gerar vapor na produção de laticínios, representam sério risco à integridade dos trabalhadores.

Segundo o procurador do Trabalho Albérico Neves, que coordena a FPI/SE, as caldeiras descumprem diversos itens de segurança e funcionavam normalmente durante a inspeção. “O risco é real e iminente. A situação encontrada pode resultar em acidentes fatais”, afirmou.

Nas ações judiciais, o MPT pede a interdição imediata das caldeiras, que só poderão voltar a funcionar após as devidas adequações técnicas. Em caso de descumprimento, está prevista multa diária de R$ 10 mil. Além disso, o órgão exige que os equipamentos sejam operados apenas por profissionais treinados, com inspeções periódicas obrigatórias.

A FPI/SE é uma força-tarefa que reúne diversos órgãos públicos e entidades civis com o objetivo de combater irregularidades ambientais, sanitárias e trabalhistas em Sergipe.

Fonte: Portal Itnet

Most Popular